Translate

domingo, 17 de julho de 2016

Inusitado Futebol Clube

No Inusitado Futebol Clube de hoje, você conhece um pouco mais sobre El Salvador, localizada na América Central, o país faz fronteira com Guatemala e Honduras, além de possuir uma população de 6,5 milhões de habitantes.

A parte ocidental de El Salvador foi habitada pelos Maias, e o pequeno país conseguiu sua independência da Espanha somente em 1821, mas em 1823  integrou os Estados Unidos da América Central ao lado de Guatemala, Honduras, Nicarágua e Costa Rica, porém,  devido a pressões da Igreja Católica, a falta de comunicação e estrutura, veio à separação e voltaram como países independentes novamente.

Como curiosidade, El Salvador é considerado o país mais violento do mundo, tendo segundo dados do site da BBC Brasil em 2015, 6.657 mortes violentas, com uma taxa de 103 por 100 mil habitantes, sendo superior, por exemplo, ao Brasil, que em 2014, teve 58.497 mortes violentas com uma taxa de 28,8 por 100 mil habitantes.

A violência ocorre devido a duas gangues, conhecidas como Barrio 18 (Bairro 18) e MS-13, ou Mara Salvatrucha, espalhada por El Salvador, Guatemala e Honduras.  Mesmo em meio a grande violência e a simplicidade do país, o futebol é o esporte número um, e El Salvador já participou de duas Copas do Mundo, a primeira em 1970, e a segunda em 1982, sofrendo até hoje, a maior goleada da história de todas as copas, 10x1 para a Hungria.

A primeira participação em uma Copa do Mundo deveria ser em 1950, quando foi convidada pelo Brasil, mas a federação acabou recusando o convite. A seleção atualmente é apenas a 97º colocada no ranking da FIFA, estando atrás, por exemplo, de Dominica. A federação foi criada em 1935, e se filiou a FIFA em 1938.

Brasileiro Jackson com a taça do torneio Clausura.
Divulgação Oficial
Em conversa com o Blog do Futebol, o jogador brasileiro Jackson Oliveira, atuou em clubes pequenos no Brasil, como Desportiva, Quixadá Futebol Clube, América de Fortaleza, Auto Esporte, Sousa da Paraíba e uma equipe da segunda divisão portuguesa.

Jackson chegou ao país durante a temporada 2015/2016 para atuar no Clube Deportivo Dragon, se tornando campeão nacional, sendo o terceiro título nacional de sua equipe, que não conquistava a competição há 63 anos.

O brasileiro confessa que já está ambientado ao país, que possui muitos vulcões, e agora para esta temporada irá defender o Sonsonate, equipe que também é da primeira divisão, composta por apenas 12 clubes, e há três divisões profissionais no país.

“Como o país não é muito desenvolvido, o futebol também não é, há clubes que possuem estrutura, e a parte financeira gira entre 1000 a 6000 mil dólares mensais, dependendo do clube e divisão”, completou Jackson.




As maiores equipes do país são o CD FAS, Allianza e Aguila,  e mesmo diante da forte violência, o futebol segue em El-Salvador, e  Jackson revela que nunca teve problemas com isso. Além dele, existem mais três brasileiros que atuam pelos clubes do país, sendo um naturalizado, Messias, que disputou alguns jogos oficiais pela seleção durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.