Translate

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Inusitado Futebol Clube

O quadro está de volta a Ásia, mais precisamente na Mongólia, país que faz fronteira com o norte da China e o sul da Rússia, possuindo um grande território, mas é pouco habitado por conta do clima frio, tendo  a capital Ulan Bator, como a mais fria do mundo, com uma temperatura média de -5 graus.

A população da Mongólia é pequena, quase três milhões de habitantes, sendo que 30% são nômades e  a capital Ulan Bator, que significa Herói Vermelho, abrange a maior parte da população, com cerca 1,4 milhão.

Como curiosidade, além da Mongólia ser o país que nasceu o guerreiro Gengis Khan, com 34% da população tendo descendência dele, o país possui mais de 2 milhões de cavalos, que são domesticados há exatos 8 mil anos.

Estátua do guerreiro Gengis Khan na capital Ulan Bator.
Gengis Khan até hoje é referência no país, com seu nome no principal aeroporto, uma estátua de 40 metros na capital e uma grande história, sendo o maior conquistador de territórios, com mais de 13 milhões de quilômetros entre Ásia e Europa, implantando assim o papel moeda, uma rede de estradas de 7 mil quilômetros, e também a inflação, com a enxurrada de dinheiro aumentando os preços e a demanda por produtos importados. A morte de Gengis Khan ocorreu em 1227, mas até hoje não se sabe onde foi enterrado seu corpo, e há lendas de que todos os envolvidos no enterro foram mortos para não reconhecerem o local.

Falando de futebol, a Mongólia é apenas o número 204 do ranking da Fifa, que segundo Enkhjin Batsumber do departamento de marketing da federação mongol, o país só está nesta posição porque ficou alguns anos sem disputar amistosos.

“O futebol começou a se profissionalizar a seis anos atrás apenas, a média salarial é de apenas 500 dólares, e o esporte está longe de ser o primeiro no país, que possui o wrestiling, uma luta livre mongol, a corrida de cavalos e o arco e flecha”, completou Batsumber.

Atualmente a Mongólia possui três divisões, a primeira com 9 equipes, a segunda com 10 equipes, e a terceira divisão é amadora com 20 equipes.
Disputa as competições da Fifa como as eliminatórias desde 1998, quando sofreu sua maior goleada, 15x0 para o Uzbequistão, e para a Copa do Mundo de 2018 já foi eliminada pelo Timor Leste.

Em conversa com o Blog do Futebol, o jogador Brasileiro Ernani, revelado pelo Cruzeiro, foi o primeiro Brasileiro a atuar no país, no ano de 2012, e retornou ao futebol mongol em 2015, novamente para atuar na melhor equipe do país, a companhia elétrica do Erchim.

Ernani com a camisa do Erchim, melhor clube do país.
Como foi parar na Mongólia? E qual a sua reação quando recebeu a proposta?
No inicio estranhei porque nunca tinha ouvido falar, mas depois encarei como mais um desafio na minha vida, e fui com pensamento forte, ate porque agora estou aqui de novo.
Eu fui parar na Mongólia através de um olheiro da minha cidade, que me indicou para um amigo japonês, ele gostou do meu material e me indicou para a Mongólia.

Por que a Mongólia possui poucos estrangeiros em seu futebol?
Quando vim à primeira vez realmente tinha poucos estrangeiros, agora pela terceira vez que venho, já aumentou bastante o nível de estrangeiros, isso se deve também ao investimento que a Fifa está dando ao futebol do pais.
Quanto a Brasileiros, há dois, mas no meu clube somente eu.

Por que a Mongólia é fraca no futebol? Por que só há investimento da fifa e não das empresas?
Aqui o futebol não é como no Brasil, visto como esporte principal por isso é pouco o investimento.
O primeiro esporte do país é o wrestiling, uma luta livre Mongol, com o país parando para assistir.
Esse ano muita coisa mudou, algumas grandes empresas entraram para investir, a televisão também entrou, parece que agora está no caminho para começar a se desenvolver.

Financeiramente a passagem vale a pena Ernani?
Depende do ponto de vista, mas digamos que sim. Aqui o futebol são apenas 6 meses, no período quando chega o verão, porque no inverno é impossível praticar futebol de campo.
Viver aqui é bem tranquilo no verão, porque no inverno é bem complicado,com a temperatura chegando a  -20 graus.


Fale sobre a cultura e a vida no pais?
Cultura bem diferente do Brasil, com outros hábitos, tanto alimentar, quanto comportamental, mas com um jeitinho brasileiro damos um jeito.


Ernani campeão nacional em sua primeira passagem pela Mongólia.

Você possui alguma história curiosa sobre o país?
O que me chama a atenção é a educação das crianças nas ruas, que quando me veem sempre me cumprimentam mesmo sem conhecer, acho legal essa receptividade das crianças aqui.

Fale de sua passagem pelo Erchim e a estrutura do clube?
Foi uma passagem graças a Deus vitoriosa que tive aqui em 2012 e 2013, onde pude ser Bicampeão da Mongolian Legue, e Campeão da Mongolian Cup e Super Cup Mongolian.
A estrutura do clube é modesta comparada ao Brasil, mas com tudo que precisamos campo de treinamentos, quadra esportiva e academia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário