Translate

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Início é tudo!

O Corinthians foi campeão brasileiro no ano passado porque teve um início arrasador. Como ficou fora da fase de grupos da Libertadores e não disputou a Copa do Brasil, o técnico Tite precisava começar bem o Brasileirão até mesmo para segurar seu emprego.
Neste ano, a situação é diferente. O Coringão é semifinalista da Libertadores. Terá dois jogos dificílimos contra o Santos. E começou com duas derrotas o campeonato nacional. Os reservas é que jogaram na estreia contra o Fluminense e neste domingo, contra o Atlético-MG, foi praticamente um time misto que entrou em campo. O Coringão não tem um elenco recheado de opções, como muitos acreditavam. Não dá para contar com alguns jogadores, dentre eles Liedson e Douglas.
Inicial mal o Brasileirão não significa que o Corinthians tem um time ruim. Significa apenas que a cada ponto desperdiçado o sonho do bicampeonato fica distante. Os pontos disputados agora valem o mesmo dos disputados nas últimas rodadas.
*
Luis Fabiano precisa se controlar mais em campo. Será que com mais de trinta anos de idade ele ainda não aprendeu que um árbitro não vai voltar atrás de nenhuma marcação? Não adianta reclamar, Fabuloso! Em duas rodadas do Brasileirão ele já recebeu dois cartões amarelos.
Nas semifinais do Campeonato Paulista, contra o Santos, ele ficou de fora porque estava suspenso. Infantilmente, recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Bragantino, nas quartas-de-final. Luis Fabiano é fundamental para o Tricolor. A equipe precisa de seu centroavante matador! Não dá para se dar ao luxo de perde-lo por conta de seu temperamento explosivo!
*
O Palmeiras terá muitas dificuldades para chegar a final da Copa do Brasil. O time do Grêmio, como um todo, é muito bom. Vanderlei Luxemburgo não é mais o grande técnico da década passada, porém ainda sabe armar boas equipes. Mas o que realmente deve preocupar a nação palmeirense é Kleber Gladiador, que estará de volta após se recuperar de uma lesão. Kleber sempre jurou amor eterno ao Palmeiras, mas saiu pela porta dos fundos do clube no ano passado. O técnico Luis Felipe Scolari forçou a direção do Palestra a escolher entre ele e o Gladiador. A briga entre os dois foi tão feia que o atacante disse que os jogadores do Palmeiras apenas fingiam que gostavam do técnico. Se o palmeirense já estava receoso, deve ficar ainda mais sabendo que seu ‘ex-xodó’ estará, raivoso, do outro lado.

COLUNA MARCEL CAPRETZ

domingo, 27 de maio de 2012

Brasileirão-Série A

Brasileiro - Série A - 2012



Primeira Fase - 2ª Rodada


Data Hora Resultado Local
27/05/2012 (Dom) 18h30 Fluminense 2 x 2 Figueirense Engenhão - Rio de Janeiro  
27/05/2012 (Dom) 18h30 Grêmio 1 x 0 Palmeiras Olímpico - Porto Alegre    
27/05/2012 (Dom) 16h00 São Paulo 1 x 0 Bahia Morumbi - São Paulo    
27/05/2012 (Dom) 16h00 Santos 0 x 0 Sport Vila Belmiro - Santos    
27/05/2012 (Dom) 16h00 Coritiba 2 x 3 Botafogo Couto Pereira - Curitiba    
27/05/2012 (Dom) 16h00 Atlético-MG 1 x 0 Corinthians Independência - Belo Horizonte    
26/05/2012 (Sáb) 21h00 Náutico 0 x 0 Cruzeiro Aflitos - Recife  
26/05/2012 (Sáb) 18h30 Flamengo 3 x 3 Internacional Engenhão - Rio de Janeiro    
26/05/2012 (Sáb) 18h30 Atlético-GO 1 x 1 Ponte Preta Serra do Lago - Luziânia  
26/05/2012 (Sáb)



Brasileiro - Série A - 2012


Primeira Fase
Pos Time P J V E D GP GC SG
1 Botafogo 6 2 2 0 0 7 4 3
2 Vasco 6 2 2 0 0 3 1 2
3 Atlético-MG 6 2 2 0 0 2 0 2
4 Internacional 4 2 1 1 0 5 3 2
5 Figueirense 4 2 1 1 0 4 3 1
6 Fluminense 4 2 1 1 0 3 2 1
7 Grêmio 3 2 1 0 1 2 2 0
8 São Paulo 3 2 1 0 1 3 4 -1
9 Flamengo 2 2 0 2 0 4 4 0
10 Atlético-GO 2 2 0 2 0 1 1 0
11 Sport 2 2 0 2 0 1 1 0
12 Cruzeiro 2 2 0 2 0 0 0 0
13 Santos 2 2 0 2 0 0 0 0
14 Palmeiras 1 2 0 1 1 1 2 -1
15 Portuguesa 1 2 0 1 1 1 2 -1
16 Ponte Preta 1 2 0 1 1 1 2 -1
17 Náutico 1 2 0 1 1 1 2 -1
18 Bahia 1 2 0 1 1 0 1 -1
19 Corinthians 0 2 0 0 2 0 2 -2
20 Coritiba 0 2 0 0 2 2 5 -3

Zona de classificação para a Copa Libertadores
Zona de classificação para a Copa Sul-Americana
Zona de rebaixamento
18h30 Portuguesa 0 x 1





Vasco







Canindé - São Paulo




Paquetá e preparador físico Helvécio pessoa rescidem contrato com a Líbia

O técnico Brasileiro marcos Paquetá decidiu junto com seu preparador físico Helvécio Pessoa(que já passou por Flamengo,Fluminense,Seleção do Qatar  e entre outros),que não daria mais para continuar o trabalho na Líbia,isso porque as condições que o país está não ajuda para possibilitar o trabalho da melhor forma possível,outra motivo que eles saíram também foi porque já estavam sem receber há 10 meses,aí ficava complicado continuar.
Veja o que o preparador físico Helvécio disse:
-Não dava mais para continuar,estava dificíl treinar o grupo e também o Campeonato parou.

Agora ambos os dois estão liberados para acertar com qualquer equipe,e vale lembrar que o técnico Marcos Paquetá viajou para a Tunisia para acertar amigavelmente a rescisão de contrato entre as duas partes,vale lembrar que o técnico Marcos Paquetá é experiente,pois já treinou o Al-Hilal,Arábia Saudita na Copa do Mundo de 2006,Avaí,categorias de base do Flamengo e entre outros,seu preparador físico Helvécio Pessoa estava com Paquetá desde 2008,quando os dois trabalhavam no Al-Gharrafa do Catar.

Seleção Brilha

Brasil 3x1 Dinamarca
A Seleção do técnico mano menezes enfrentou hoje os Dinamarqueses e ganhou pelo placar de 3x1,com um brilhante primeiro tempo,onde o time realmente jogou bem.
No primeiro tempo logo no inicio já viamos que a equipe do Brasil era superior a Dinamrca,mesmo com o estádio de Hamburgo lotado,com 50 mil torcedores,o Brasil foi pra cima e logo aos 7º minutos de jogo o atacante Hulk abriu o marcador para o Brasil,e o segundo saiu logo depois,graças a marcação sob pressão imposta pelo técnico Mano menezes o Brasil fez o segundo gol com o atacante Hulk denovo,aos 24º minutos a Dinamarca foi obrigada a fazer duas substituições,o goleiro Sorensen e o volante Zmiling por contusões,nessa hora o jogo já estava mais equilibrado mas o Brasil ainda no finalzinho da primeira etapa marcou o terceiro gol,aos 39º minutos outra vez o atacante Hulk marcou,só que dessa vez de cabeça.
No segundo tempo a Dinamarca assustou logo no primeiro minuto quando perdeu uma chance inacreditável,enquanto o Brasil caiu no rendimento e quis apenas segurar o placar para sair vitorioso,mas a Dinamarca não queria que a partida ficasse nisso e aos 24º minutos tratou de fazer um gol com o atacante Bendtner,mas acabou sendo sóum gol de honra mesmo,porque o jogo acabou terminando 3x1 para o Brasil.

sábado, 26 de maio de 2012

Ele segura o rojão!

Nenhum torcedor do Palmeiras está satisfeito com a atual fase do clube. Desde 1999, nenhum título importante é conquistado. Neste meio tempo, houve um rebaixamento para a segunda divisão nacional. Em 2002. Tristeza geral.
O atual time palmeirense também não encanta e segue a sina de ficar pelo caminho; Luan, Cicinho, Maurício Ramos e cia. limitada não formam uma seleção. Longe disso. E se não houvesse Luis Felipe Scolari no banco de reservas o que é ruim poderia ficar pior.
Felipão vale cada centavo dos R$ 700 mil que ganha a cada trinta dias. Seu sistema de jogo é conservador, mas evita que o Verdão passe maiores apuros. Por seu passado vitorioso, ele é o único treinador que tem o respeito das torcidas organizadas. Se fosse qualquer outro técnico, o CT do Palmeiras já teria sido invadido no primeiro revés.
As brigas políticas internas e a falta de dinheiro prejudicaram demais essa segunda passagem de Scolari no Verdão. A diretoria preferiu investir nele e tê-lo como escudo do que contratar jogadores de nível. Vieram os desinteressados Valdívia e Kleber que foram contaminados pela mediocridade que assola Palestra Itália.
Scolari tem sido o mais palmeirense de todos ao permanecer quase dois anos no comando. Ele ganha bem, mas chega uma hora na vida que dinheiro não é tudo. Felipão tem mercado para ganhar até mais em inúmeros outros clubes do Brasil e do mundo. Não sai porque gosta do Palmeiras.
*
O futebol é mágico porque nem sempre o melhor vence. É o único esporte em que isso é possível. O Barcelona é o melhor time do mundo. Mas não conquistou o Campeonato Espanhol e nem na final da Uefa Champions League chegou.
Gostei demais que o Chelsea foi campeão! Fico feliz quando dá o azarão, a zebra! Não me venham dizer que foi premiado o anti-futebol pela maneira defensiva que os ingleses jogam. Eles foram competentes no que se propuseram a fazer e pela primeira vez na história chegaram ao lugar mais alto do futebol europeu.
*
É preocupante o futuro do São Paulo sem Rogério Ceni. Quando o goleiro artilheiro se aposentar o time sentirá muito dentro de campo – Denis não mostra segurança para assumir de vez a camisa 1 – e também fora das quatro linhas. Não há um líder no atual elenco tricolor. Luis Fabiano e Rodolpho não sabem se expressar e motivar os jovens jogadores como deveriam. Vá se acostumando torcida são-paulina: o mito, neste caso, não será eterno!

Nada é por acaso!

O atual time do Santos encanta até quem não é santista. Não há como ver os passes de Ganso, a genialidade de Neymar e não se emocionar. Na esteira do sucesso dos jogadores e do técnico Muricy Ramalho, presidente do Peixe, Luis Álvaro, é quem deve receber os mais sinceros aplausos para esta espetacular fase do time. Quando todos achavam que a história se repetiria, que o futebol europeu tiraria prematuramente mais um craque do Brasil, o presidente entrou em ação. Foi ousado. Teve visão. E mudou o curso da história.
Seria mais fácil ter vendido Neymar. O dinheiro oferecido tanto pelo Barcelona como pelo Real Madri era muito atraente. Luis Álvaro não seria acusado de omissão já que os clubes brasileiros se acostumaram a ver suas pedras preciosas saírem no primeiro brilho. Mas são as grandes missões que trazem as grandes vitórias. Foi traçado um plano muito bem fundamentado para Neymar. O presidente, junto com todo seu staff, angariou empresas que usariam a imagem do jovem ídolo em seus produtos. Desta forma, o dinheiro para a permanência dele está garantido. Neymar ganha hoje no Santos um valor muito próximo ao que ganharia na Europa. É verdade que aqui ele tem que se desgastar indo a eventos publicitários e gravando comerciais. Porém seus vinte anos agüentam fácil! Até porque a vida de rei que ele tem aqui jamais teria em qualquer outro país!
Um clube não faz história por acaso. A persistência e a coragem de um dirigente são fundamentais para os sonhos virarem realidade no futebol.
*
Se Neymar está decolando, Ronaldinho Gaúcho está aterrizando. Impressionante, desde que chegou ao Flamengo, sua falta de personalidade em campo e sua péssima forma física em função das extenuantes noitadas, regadas a muito funk, a que se sumete. Pelo menos, Mano Menezes, técnico da seleção brasileira, percebeu que apenas o passado de um jogador não o credencia a aparecer em uma lista de convocação. Influenciado ou não por José Maria Martin, presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Mano parou de perder tempo e não o chamou para os amistosos que acontecem nas próximas semanas. Antes tarde do que muito mais tarde!

COLUNA MARCEL CAPRETZ

domingo, 13 de maio de 2012

Santos Campeão

Santos 4x2 Guarani
O Peixe confimou o favoritismo e ganhou do Guarani pelo placar de 4x2 e com isso se sagrou tri Campeão Paulista consecutivo,feito que só o próprio Santos tinha conseguido junto com o Plameiras e o São Paulo Atletic Club,com a vitória de hoje,o Peixe chegou a 20 Campeonatos Paulistas no currículo.
No primeiro tempo o jogo começou quente e logo ao 1º minuto de jogo o atacante Alan Kardec abriu o placar para o peixe,mas a alegria do Santos não durou muito e aos 4º minutos Fabinho meia do Guarani empatou a partida,porém mesmo com o gol sofrido o Peixe não desanimou e continuou em cima e aos 8º minutos em bonita jogada de Neymar ele marcou o segundo do peixe,logo em seguida o Guarani também não desanimou e veio ao empate,pois aos 16º minutos em um bate-bate na área o Guarani empatou com gol de Bruno Mendes,após o gol,o Bugre continuou na pressão em busca de sair pelo menos com a vitória no primeiro tempo,mas antes de acabar a primeira etapa o meia Fabinho ainda perdeu um gol inacreditável,para desespero da torcida Bugrina.
No segundo tempo o Guarani voltou na mesma pressão do primeiro tempo disposto a tentar ganhar pelo menos a partida para não ficar feio com a torcida,mas o Santos era superior e fazia o Guarani de bobo,antes do Peixe fazer o terceiro gol,ainda o Bugre perdeu uma ótima chance com o atacante Bruno Mendes,mas aos 26º minutos o Santos acabou com o sonho do Guarani pois o atacante Neymar marcou o terceiro gol do Santos,e ainda aos 45º minutos o atacante Alan Kardec marcou um golaço para fechar a conta da partida.

Mogi Mirim campeão do Interior

O time do Mogi mirim se sagrou ontem Campeão do Interior pelo Campeonato Paulista ao bater o time do Bragantino pelo placar de 4x2,igualzinho ao do jogo de ida.

O inicio do jogo começou bem morno,sem muitas chances e gol por parte das duas equipes,tanto é que a partida foi animar mesmo só aos 15º minutos,quando o Mogi Mirim criou sua primeira chance de gol onde o Bragantino conseguiu se sobresair na defesa,mas aos 20º minutos em grande falha da zaga do time de Bragança o Sapão abriu o placar em chutasso de fora da área com o meia Fernandinho, o gol fez com que o Bragantino realmente sentisse,o que acabou fazendo que eles se fechassem mais no jogo,o castigo veio a cavalo e aos 24º minutos outra vez Fernandinho invadiu a área e fez o segundo do Mogi,diante disso o técnico Marcelo Veiga resolveu e agir e fez substituição no Bragantino,e quando parecia que o time iria reagir,o juiz marcou um pênalti duvidoso para o Mogi Mirim,o meia Edson Ratinho foi para a cobrança e marcou o terceiro do Mogi Mirim aos 41º minutos do primeiro tempo,mas ainda no último lance da primeira etapa,o Bragantino diminuiu em jogada de rebote do atacante Giancarlos que fez o gol para o Braga.
No segundo tempo em grande jogada individual o atacante hernane marcou o quarto gol do Sapão no jogo aos 16º minutos,o técnico marcelo Veiga ainda tentou mudar o time denovo,mas já era tarde,e só deu tempo para o Bragantino fazer outro gol em chte de fora da área do meia Léo Jaime onde conseguiu encobrir o goleiro do Mogi Mirim,final 4x2 Mogi Mirim,campeão do Interior pela primeira vez em sua história!.

Raúl é o novo jogador do Al-Saad

Após ter assistido uma partida do Al-Saad do Catar na cidade de Doha,o jogador Raúl foi oficialmente dito que será o novo reforço da equipe do técnico Fossati para a temporada 2012/2013,o atacante será apresentado neste domingo no salão do Al-Saad em Doha.
Aos 34 anos, Raúl passou as duas últimas temporadas no Schalke, da Alemanha, depois de ter se tornado o maior artilheiro da história do Real Madrid (323 gols em 741 partidas). Mesmo sem títulos, o espanhol virou ídolo no clube alemão, mas anunciou em abril que deixaria o futebol europeu no final da temporada 2011/2012.

A diferença no futebol

O tricampeonato estadual santista é mais do que merecido. Sim, porque o Paulistão foi decidido já no primeiro confronto contra o Guarani, na vitória do Peixe por 3 a 0. Neymar, Ganso e cia. chegaram a um nível em que não precisam mais correr como loucos para vencer seus adversários. O Santos é cirúrgico, preciso e direto em suas ações. Esse próprio Paulistão comprova isso. A equipe do técnico Muricy Ramalho começou poupando jogadores por conta da trágica final do Mundial de Clubes que aconteceu as vésperas do Natal do ano passado. Os santistas fizeram o mínimo para se classificar. Chegar atrás de Corinthians e São Paulo não fez a menor diferença. Com tranqüilidade, o Mogi Mirim foi eliminado nas quartas-de-final e no Morumbi, contra o Tricolor, na semifinal foi o único jogo em que o Peixe teve que se esforçar um pouco mais no caminho para mais essa conquista.
É merecida essa hegemonia do Santos. Eles são os melhores não só de São Paulo, como do Brasil e da América.
*
Foi necessária a intervenção da diretoria do São Paulo, para Emerson Leão perceber que o zagueiro Paulo Miranda não pode ser titular da equipe. Os dirigentes tricolores foram errados na maneira, mas não no conceito. Não se deve retirar jogador nenhum de concentração, por pior que ele seja. Mas era nítido que Paulo Miranda vinha sendo o ponto fraco do time.
*
O Palmeiras faz uma reformulação em seu elenco para o Campeonato Brasileiro. Jogadores reconhecidamente sem qualidade, como Fernandão, Gerley, Ricardo Bueno, Chico, dentre outros, estão saindo. Mas a reposição que os dirigentes palestrinos fazem não empolgam ninguém. Mazinho do Oeste de Itápolis e Felipe do Mogi Mirim deixam a impressão da troca do “seis por meia dúzia”. É que todo o dinheiro foi gasto na contratação de Wesley, aquele que se machucou...

COLUNA MARCEL CAPRETZ

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Peixe com a mão na Taça

Santos 3x0 Guarani
Diante de 40 mil torcedores o Santos deu show mais uma vez e ganhou pelo placar de 3x0 do Guarani no estádio do Morumbi em São Paulo.
No primeiro tempo logo no inicio viamos que o Peixe veio na pressão para fazer o gol logo no inicio para concerteza fazer o Bugre abrir a porteira,mas não fácil como o peixe pensava,pois o Bugre estava com um chamado ferrolho lá atrás,mas mesmo assim o peixe conseguiu vencer a zaga do Guarani,e aos 40º minutos o meia Paulo Henrique Ganso marcou em chutasso de fora da area o gol do Peixe,apesar que o goleiro do Guarani Emérson falhou no lance pois espalmou a bola para dentro,mas a primeira etapa terminou assim.
No segundo tempo o Bugre voltou um pouco melhor,começou tentando impor pressão em cima do Peixe,mas a zaga estava esperta e o zagueiro Durval não deixou que Medina estragasse a festa do Santos,após alguns minutos o Santos conseguiu deixar o jogo equilibrado,e através disso armou o contragolpe para marcar o segundo gol,e aos 20º minutos o atacante Neymar marcou o segundo do Santos fazendo assim o Guarani abrir definitivamente a porteira,ainda no final o Santos marcou mais um com o atacante Neymar aos 46º minutos para decretar o fim do jogo.

domingo, 6 de maio de 2012

Mogi bate Bragantino

Mogi Mirim 4x2 Bragantino
No primeiro jogo da final do Campeonato do Interior o Mogi Mirim foi quem se deu e bateu o Bragantino pelo placar de 4x2,o jogo de volta será no próximo sabádo.
Logo no inicio do jogo o Bragantino mostrou que vinha para ganhar,pois logo aos 3º minutos o melhor do jogo,que foi o atacante Romarinho abriu o placar para o time de Bragança,mas o Bragantino foi diminuindo o ritmo no jogo e deixou o Mogi Mirim empatar logo aos 20º minutos com o meio-campo João Paulo,logo depois do gol de empate parecia mesmo que o Bragantino sentiu e aos 27º minutos o Mogi Mirim virou a partida com gol de Felipe,mas o bragantino se ligou e aos 30º minutos empatou a partida com gol de cabeça do zagueiro André Astorga,nesse lance o goleiro do Mogi Mirim se chocou com o o meia do Bragantino e o goleiro desmaiou paralisando o jogo por cerca de 11 minutos.
Na volta do segundo tempo o Mogi Mirim estava com um fôlego igual ao do primeiro tempo,e logo aos 6º minutos o mogi marcou mais um com um gol contra de Luis Henrique,e ainda no finalzinho do jogo o atacante Roni ainda fez mais um para decretar o fim do jogo.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Tite foi precipitado

O ponto alto do trabalho do técnico Tite é o equilíbrio. Dentro e fora de campo. O Corinthians dele, campeão brasileiro no ano passado, não é e nunca foi nenhuma revolução tática. Mas é bem arrumado e cada jogador entra em campo sabendo exatamente a função que tem que desempenhar. Fora das quatro linhas, é possível ver também que a harmonia impera. Quem sai do time titular não reclama. Tenta recuperar a vaga nos treinamentos.
Por tudo isso, me espantou demais a saída do goleiro Júlio César do time. Ele falhou em um jogo do ano. É verdade que em uma decisão. Justamente quando o time não podia perder no Paulistão. Porém, Tite errou ao sacar o goleiro desta maneira tão intempestiva.
Júlio César nunca foi unanimidade no Corinthians. Na diretoria, há quem o defenda por ser oriundo das categorias de base do clube. Mas existe uma corrente que bate na tecla que ele transmite insegurança ao resto do time. O ex-presidente Andrés Sanchez cansou de ouvir conselheiros pedindo a contratação de um goleiro mais experiente.
Deve-se avaliar futebol acompanhando o trabalho como um todo e não pinçando jogos pontuais. Júlio fez um grande Brasileirão em 2011 e teve grande importância na conquista corintiana. Uns queriam eleva-lo a condição de Deus quando atuou com um dedo quebrado contra o Botafogo no ano passado. E agora querem vê-lo fora do clube porque foi mal em um jogo. Calma! Bom senso na análise ajuda e o futebol agradece!

*

O São Paulo foi tricampeão brasileiro tendo como ponto forte a consistência na defesa. Miranda, André Dias, Alex Silva, Breno, dentre outros ótimos zagueiros, estão cravados na história do clube. Porém, antes da fase vencedora que começou em 2005, com a fixação do mito ‘Dios Lugano’, o torcedor são-paulino sofreu com seus fracos defensores. Júlio Santos e Jean ficaram marcados como o símbolo da fase que o Tricolor sempre perdia nas decisões. E a história pode se repetir neste ano se a diretoria não contratar urgentemente outro zagueiro. Paulo Miranda não reúne a menor condição de ser titular. Ele é lento, comete faltas desnecessárias e não é bom no jogo aéreo. Não adianta nada ter Luis Fabiano, Lucas e Jadson na frente se a defesa não está a altura.

COLUNA MARCEL CAPRETZ

Tite foi precipitado

O ponto alto do trabalho do técnico Tite é o equilíbrio. Dentro e fora de campo. O Corinthians dele, campeão brasileiro no ano passado, não é e nunca foi nenhuma revolução tática. Mas é bem arrumado e cada jogador entra em campo sabendo exatamente a função que tem que desempenhar. Fora das quatro linhas, é possível ver também que a harmonia impera. Quem sai do time titular não reclama. Tenta recuperar a vaga nos treinamentos.
Por tudo isso, me espantou demais a saída do goleiro Júlio César do time. Ele falhou em um jogo do ano. É verdade que em uma decisão. Justamente quando o time não podia perder no Paulistão. Porém, Tite errou ao sacar o goleiro desta maneira tão intempestiva.
Júlio César nunca foi unanimidade no Corinthians. Na diretoria, há quem o defenda por ser oriundo das categorias de base do clube. Mas existe uma corrente que bate na tecla que ele transmite insegurança ao resto do time. O ex-presidente Andrés Sanchez cansou de ouvir conselheiros pedindo a contratação de um goleiro mais experiente.
Deve-se avaliar futebol acompanhando o trabalho como um todo e não pinçando jogos pontuais. Júlio fez um grande Brasileirão em 2011 e teve grande importância na conquista corintiana. Uns queriam eleva-lo a condição de Deus quando atuou com um dedo quebrado contra o Botafogo no ano passado. E agora querem vê-lo fora do clube porque foi mal em um jogo. Calma! Bom senso na análise ajuda e o futebol agradece!
*
O São Paulo foi tricampeão brasileiro tendo como ponto forte a consistência na defesa. Miranda, André Dias, Alex Silva, Breno, dentre outros ótimos zagueiros, estão cravados na história do clube. Porém, antes da fase vencedora que começou em 2005, com a fixação do mito ‘Dios Lugano’, o torcedor são-paulino sofreu com seus fracos defensores. Júlio César e Jean ficaram marcados como o símbolo da fase que o Tricolor sempre perdia nas decisões. E a história pode se repetir neste ano se a diretoria não contratar urgentemente outro zagueiro. Paulo Miranda não reúne a menor condição de ser titular. Ele é lento, comete faltas desnecessárias e não é bom no jogo aéreo. Não adianta nada ter Luis Fabiano, Lucas e Jadson na frente se a defesa não está a altura.


COLUNA MARCEL CAPRETZ

Falta na meta

Na última década, o futebol brasileiro teve a maior geração de goleiros de todos os tempos. Marcos, Rogéri Ceni, Dida e o mais jovem Júlio César faziam com que todo treinador da seleção ficasse tranquilo quando pensasse em seu camisa 1. Qualquer um que fosse escolhido daria conta do recado. Hoje, porém, a situação é bem diferente. Não há nenhuma unanimidade para defender nossa meta na Copa do Mundo de 2014.
O mesmo Júlio César está em descendência na carreira e suas últimas falhas minaram a confiança que alguns torcedores ainda tinham nele. Victor, do Grêmio, misteriosamente não foi chamado para o último Mundial por Dunga e não é mais convocado por Mano Menezes. Jefferson, do Botafogo, não transmite segurança. A esperança surge em Rafael, jovem do Santos. Ele tem recursos técnicos e com o ganho de experiência vai se tornando cada vez mais confiável.
Pelo menos o Peixe tem um goleiro com potencial. Os outros grandes clubes de São Paulo não tem a mesma sorte. Deola demonstra a cada partida que não está pronto para substituir Marcos, apesar dos longos anos que esteve na reserva do Verdão. Júlio César, do Corinthians, falha em momentos decisivos e se abala facilmente com os erros. E Denis, do São Paulo, ainda demonstra que não tem alguns fundamentos bem trabalhados.
*
Passou da hora de a diretoria do Palmeiras se livrar de Valdívia. Sei que já foi gasto muito com o chileno, mas deixa-lo no elenco significa aumentar o prejuízo. Ele só se machuca, demora para se recuperar, não se dá bem com o elenco e com o técnico Luis Felipe Scolari, além de não render o esperado quando atua. E não é só Valdívia que está marcando passo no Verdão. Jogadores como Patrick, Tinga, Fernandão, Maurício Ramos e Ricardo Bueno não levarão o Palmeiras a nenhuma conquista.
*
O São Paulo não terá na semifinal do Paulistão seu grande artilheiro, Luis Fabiano. Na mesma proporção em que foi importante na vitória contra o Bragantino fazendo dois gols, ele foi tolo e infantil ao fazer a falta que originou o seu cartão amarelo, o terceiro da serie que levou a suspensão. Fabuloso sempre foi um cara intempestivo e isso só lhe prejudicou. Esperava-se que agora, mais experiente, fosse mais precavido. Prejudicou seu time justo agora que o dificílimo jogo contra o Santos vai definir o futuro tricolor no Paulistão.

Conceitos da vida no futebol

Quando um profissional atinge o alto nível, a excelência, em qualquer setor, ele tem que manter o sinal ainda mais alerta. É fácil se embriagar com a vitória, com a conquista. Mas o bom resultado de hoje não garante o sucesso de amanhã. A motivação para que a vitória em um jogo se transforme no título de um campeonato tem que partir de dentro. Do íntimo de cada um. E Ronaldinho Gaúcho parece que não tem isso dentro dele. Suas glórias do passado, no Barcelona, estão arquivadas. Ficaram para trás. O presente dele é tenebroso; afundado com o bagunçado Flamengo.
Ronaldinho não demonstra mais amor pelo futebol. Ele gosta de balada, funk, noitadas. Pode até ser que ainda tenha um remoto carinho por entrar em campo, de vez em quando driblar algum adversário. Mas sua explosão física já não é a mesma. Suas arrancadas dependem de boas noites de sono. Seus potentes chutes tem que ser precedidos de intensos treinamentos. E isso já não acontece há um bom tempo.
O camisa 10 do Flamengo chegou a um ponto que o que vier é lucro. Para que suar nos treinamentos, descansar, se o Rio de Janeiro lhe oferece mulheres, intensa vida noturna, pensa ele.
Por isso, quando formos analisar a carreira de Ronaldinho vamos vê-lo apenas como um bom jogador. Um cara de talento, mas que sabotou a própria carreira por não ter um espírito campeão. Contentou-se com alguns anos de sucesso. Não quis ampliar suas vitórias, prolongá-las A zona de conforto falou mais alto.
*
A Portuguesa é um exemplo vivo de que vitória de ontem não significa sucesso hoje. O time foi a sensação de 2011, sendo comparado com o Barcelona. Venceu o Campeonato Brasileiro da Serie B com sobras, dando espetáculo. Porém, o clube não se planejou e desfez o time. Saíram peças fundamentais como Edno, Marco Antônio e Ferdinando. E em três meses a comemoração virou lamento. Cair para a segunda divisão estadual é um sinal de que se algo não for feito o rebaixamento também no Brasileirão será questão de rodadas. Um choque, comandado pelo técnico Jorginho e ancorado pela diretoria, tem que começar para ontem.

COLUNA MARCEL CAPRETZ

A união faz a força no Corinthians

Não há nenhuma grande estrela no atual time do Corinthians. O forte da equipe é o conjunto, o equilíbrio, a harmonia que o técnico Tite conseguiu dar entre todos os setores. O São Paulo, campeão da Libertadores, do Mundial e tri-brasileiro na década passada, por exemplo, também não tinha nenhum jogador que sozinho decidia. O maior expoente daquele time era o goleiro Rogério Ceni.
Se em alguns momentos falta alguém para chamar a responsabilidade no Timão, principalmente com Liedson que não reúne as condições físicas ideais, sobra envolvimento dos jogadores com o que Tite propõe. O time está bem disposto taticamente e cada atleta entra em campo sabendo a função que tem que desempenhar. Edenílson é uma grata surpresa na lateral-direita. Alessandro terá que correr muito para recuperar a posição. O jovem Marquinhos está mostrando que será titular absoluto da defesa em um curto espaço de tempo. Sem falar da dupla de volantes, Ralf e Paulinho, que é disparada a melhor do Brasil.
Se o fator psicológico não atrapalhar, o Timão tem totais condições de ser campeão de todos os torneios que disputar.
*
De uma hora para outra, tudo muda no Palmeiras. Antes do clássico contra o Corinthians o astral era ótimo! A equipe vinha bem no Paulistão, emendando uma serie incrível de jogos sem derrota e com todos os reforços caindo como uma luva no esquema do técnico Luis Felipe Scolari. Mas bastou perder para os rivais corintianos, que tudo mudou. O grupo de jogadores não demonstra a mesma confiança. As derrotas para Mirassol e Guarani evidenciaram isso. E como se não bastasse a queda de rendimento, Wesley, a maior esperança da temporada, se machucou após apenas quatro partidas e deve voltar a jogar apenas no ano que vem. A torcida do Verdão tem que esquecer os treze anos sem grandes conquistas e apoiar o time neste momento delicado da temporada. Da mesma maneira que uma derrota abala as estruturas uma convincente vitória em um jogo importante pode fazer com que a boa fase retorne.

COLUNA MARCEL CAPRETZ