Translate

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Profissionais que não Aparecem"

O quadro hoje irá entrevistar o preparador de goleiro Guilherme de Almeida, que trabalha no Vasco, mas é o preparador das categorias de base, é sem dúvida um excelente profissional, veja mais sobre a carreira dele agora na entrevista:

Nome: Guilherme Almeida


Nasceu: 13 de Março de 1983

Profissão: Preparador de goleiros

Clube Atual: Vasco



1-De onde surgiu o interesse em trabalhar no futebol?

Aconteceu muito Rápido, eu jogava em um time de Minas Gerais chamado 7 de setembro afiliado ao América MG como se fosse um time B do América da Base , lá eu tinha um treinador chamado PASSINE , ele conversou bastante comigo no fim do ano de 1999 quanto eu tinha 17 anos eu estava estourando o juvenil para juniores , ele conversou muito , pedindo para eu desistir da minha posição por causa da minha baixa estatura , ele me disse para eu me aprofundar na área de treinamento de goleiros , por que eu sempre fui uma pessoa responsável , dedicada etc ... acabei seguindo o seu conselho , logo em seguida o preparador de goleiros do clube onde eu jogava recebeu uma proposta para um outro clube , imediatamente o PASSINE me convidou ,eu não pensei duas vezes , acertei por uma temporada , mas eu ainda não sabia o que faria da minha vida , já que eu nunca havia parado de estudar , eu já estava ao término dos meus estudos , fiquei lá no ano de 2000 trabalhei com sub-17 e sub-15 , era um pouco estranho , no começo foi tudo uma novidade , mas todos me respeitavam muito . eu passei a ser treinador dos goleiros que eram os meus colegas de time , éramos como irmãos , morávamos todos juntos na concentração , terminou o ano , o clube terminou a parceria com o AMÉRICA MG , eu decidi voltar para o RIO DE JANEIRO , comecei a faculdade , jogava na faculdade para ganhar bolsa de estudo , treinava os goleiros e eles me treinava , conhece uma pessoa que foi muito importante na minha vida chamada Reginaldo , um cara que devo muito até hoje , uma pessoa que sempre quando pode continua me ajudando , o Reginaldo junto de uma escola aqui da minha cidade natal SÃO GONÇALO , fizeram um projeto para alunos da escola , ele me convidou para ser o preparador de goleiros , mas o esporte era diferente era futsal , no começo não era muito sério , jogávamos campeonatos estudantis , fazíamos amistosos , depois as coisas foram melhorando o dono da escola começou a investir no Projeto , era um projeto muito bom que tenho saudades até hoje , não ganhávamos nada pelo trabalho e sim a amizade a experiência e o companheirismo entre os professores acabamos virando amigos , hoje temos uma grande amizade , nos afastamos um pouco mas sempre estamos em contato , o projeto foi evoluindo , fomos trabalhando forte o Dono da escola decidiu colocarmos para disputarmos campeonato estadual , no sub-09, sub-11 e sub-13 , ficamos ao total 4 anos trabalhando no projeto "SÃO GONÇALO FUTSAL" chegamos a revelar alguns jogadores , temos em mente alguns atletas em clubes grandes aqui no RIO , como uma grande promessa o DAVI FERRARI , volante do sub-15 do FLUMINENSE e da seleção brasileira, o meia atacante MAGNO LUÍS , que hoje está no VASCO DA GAMA ,o goleiro FERNANDO que está no SENDAS aqui do RIO , com passagens no BOTAFOGO E VASCO e entre outros que falha a minha memória ,depois do término do projeto , O treinador da faculdade onde eu estava o LEONARDO MELO , falou que tinha um amigo no Artsul precisando de um preparador de goleiros e perguntou para mim se eu não queria , eu não pensei duas vezes , Fui para o Artsul trabalhei com sub-15 , sub-17 por um ano , depois comecei o trabalho no ano seguinte fiquei sub-17 , do ARTSUL eu conheci o MARCELO PIRES , um grande amigo um dos poucos que eu fiz no meio do futebol , ele estava indo para o Vasco naquele ano e me convidou me pediu o meu c.v eu lhe enviei , apresentou para a diretoria , fui chamado onde estou até hoje .



2-Como foi parar no Vasco?

Através do meu amigo MARCELO PIRES ,que é também preparador de goleiros da base do Vasco da gama.



3-Você sempre foi preparador de goleiros?

Sim eu sempre fui preparador de goleiros , mas com educação física eu trabalhei de tudo um pouco , escolinha de futsal , recreador de festas, escolinha de goleiros , dei aula em escolas particulares, do jardim ao 3 ano , trabalhei na secretaria de esporte e lazer daqui de SÃO GONÇALO , já trabalhei em muita coisa dentro da minha área graças a DEUS.



4-Como é o trabalho de preparador de goleiros?

Ser um preparador de goleiros é uma profissão de muita responsabilidade, é uma profissão de muito trabalho , um trabalho em busca da perfeição sempre , mesmo sabendo que os nossos goleiros irão levar o gol , trabalhando sempre em busca do inevitável , uma profissão que temos que ter muito capricho sempre , trabalhar sempre o psicológico do goleiro , após uma falha , temos que ser sempre para o goleiro uma pessoa de confiança , um pai um irmão um amigo , darmos broncas na hora de darmos , elogiar sempre quando for preciso , esse é o trabalho de um preparador de goleiros , é muito bom ser preparador de goleiros pois faço o que amo de verdade .



5-Me fale sobre o trabalho na base do Vasco?

A base do Vasco está muito bem administrada por grandes profissionais , estamos trabalhando forte , é um trabalho muito árduo para revelar grandes atletas para a equipe profissional , esse é o nosso maior objetivo aqui , trabalhar sempre para formar jogador para o VASCO , temos muitos atletas de qualidade que certamente irão chegar no profissional e nos darão muitas alegrias no futuro bem próximo,hoje no rio de janeiro é uma da base mas forte que vem ganhando títulos importantes a cada ano que passa.



6-Você tem o sonho de chegar ao profissional do Vasco?

SIM , eu tenho esse sonho é claro , como todos os profissionais que trabalha lá na base , sei que a minha chance de chegar lá não são grandes , mas no meio do futebol eu já vi coisas acontecerem que eu nunca imaginava que ia acontecer , estou trabalhando forte para que quando acontecer eu estar preparado e corresponder as expectativas , como um goleiro na reserva , sempre trabalhando para quando surgir a oportunidade não desapontar , hoje o meu desejo maior é trabalhar no exterior , já bateu na trave algumas vezes , mas uma hora vai acontecer e eu estou preparado para esse desafio .



7-Desde quando você tem a sua escolinha de goleiro?

Eu já tenho essa escolinha de goleiros a um ano com o ex goleiro do VASCO , o MÁRCIO CAZORLA no VERA GOL em ITABORAÍ RJ.



8-Quantos alunos você tem lá?

Estamos com 10 alunos no momento.



9-Vocês revelam goleiros para times?Se revelam, quantos já foram?

Ainda não revelamos , estamos com grandes idéias , começamos um trabalho do zero , estamos plantando a semente , pegamos os goleiros que nunca tinha trabalhado com treinamento de goleiros , é uma diferença ainda muito grande com os goleiros que estão em clubes , mas goleiro se faz , com certeza iremos formar goleiros e mandarmos para o VASCO , que esse é o nosso maior objetivo .



10-Algo de inusitado já ocorreu na sua carreira?

Não acho que nunca aconteceu nada inusitado ainda.



11-Quantos títulos já conquistou pelo Vasco?

Já ganhei um pouco de título aqui , 5 títulos, nas férias escolares estamos sempre viajando com a base em torneios pelo Brasil e graças a DEUS estamos levantado o caneco pelo Brasil e até mesmo no exterior , esse ano fomos campeões da LISBOA CUP com a nossa equipe sub-13, eu não tive a oportunidade presenciar , mas os goleiros que foram já passaram pelas minhas mãos.



12-Você tem contrato até quando? e já recebeu propostas para sair do Vasco? Se sim, quais?

Estou indo para o 3 ano no Vasco , sou funcionário do clube , tenho a minha carteira de trabalho assinada, Recebi sim , recebi 3 propostas ,a primeira foi para a seleção da SÍRIA , eu cheguei a assinar o contrato de dois anos no começo do ano , mas devido aos problemas políticos que a SÍRIA vem enfrentando eu não fui , depois foi para as SENDAS aqui no RIO DE JANEIRO , um excelente clube com uma das melhores estruturas do futebol carioca , e agora foi para a seleção de Moçambique , mas não foi para frente , estou muito feliz no Vasco ,mas se surgir boas propostas é um caso a pensar , já que tenho família , estou para me casar , tenho que pensar no lado financeiro para construir a minha família , é o projeto da minha vida que eu estou priorizando no momento

Nenhum comentário:

Postar um comentário